quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Das Wesen des Menschen (A condição Humana) (2)

Nos capítulos iniciais de Gênesis, aprendemos que  os seres humanos foram criados a imagem de Deus, para refletir o seu caráter; portanto, somos chamados a refletir sua atividade criativa através de nossa própria atividade - cultivando o mundo, exaltando seu potencial dando-lhe forma e conteúdo. Toda a  espécie de trabalho tem dignidade como expressão da imagem divina. 
Quando Deus colocou o primeiro casal no jardim do Èden, Ele formulou-lhe a descrição do primeiro emprego: " E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim para o lavrar e o guardar(Gênesis 2.15). Até mesmo no Paraíso, no estado natural da inocência, o trabalho era a atividade natural dos seres humanos. A Bíblia nao é de forma alguma romântica ou ingênua no que diz respeito
à condição humana. A Bíblia também oferece os princípios subjacentes da economia, desde a propriedade privada às regras de comércio, passando pela justiça econômica. Fala com clareza  da primeira exigência da liberdade econômica: quer dizer, a proteção da posse de bens e propriedades.. Umas das características que fazem os seres humanos únicos, diferentes dos animais, é a capacidade de usar habilidades e talentos para moldar coisas materiais que refletem nossa individualidade - quando assim o fazemos, criamos a propriedade. Coisas materiais por si sós não são nenhuma propriedade; elas só se tornam propriedades quando os humanos descobrem maneiras criativas de usá-las de forma a torná-las rentáveis.  O trabalho  é  o meio no qual o homem modifica o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário