sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uma fé cega

O evangelho abre as portas para a compreenção. Jesus depois da ressureição no caminho de Emaús, encontrou dois homens que provavelmente seriam discípulos dele. Durante o caminho ele disse a eles:"Como vocês demoram a entender e a crer em tudo que os profetas falaram!" e daí ele começa a explicar-lhes as Escrituras. Depois em um outro momento quando ele aparece a seus discípulos Lucas diz:" Então abriu lhes a mente para compreenderem as Escrituras". E também Lucas conta em Atos que Felipe quando em obediência a uma visão foi ao encontro de um Eunuco que vinha de Jerusalém; e quando Felipe se aproximou da carruagem ele ouviu ele lendo o profeta Isaias e perguntou-lhe:"Você entende o que está lendo? O eunuco disse: "Como poderei entender se alguém não me explicar!" Então Felipe começando com a Escritura anunciou o Evangelho de Jesus.
Como podemos ver nestes textos o evangelho de Jesus é um evangelho que propõe a compreenção das coisas vindo depois a fé; Acredito que Jesus jamais queria que seus discípulos seguissem a ele cegamente, sem ter o entendimento do que é ser realmente um discípulo. A compreenção da Biblia trará bases para que possamos crer e assim sabermos porque somos o que somos. O evangelho não revela uma fé cega, mas sim uma fé com fundamento que  vem pela compreenção da Palavra de Deus.
A Idade Média foi um período onde a leitura da Biblia estava limitada; foi realmente a "Idade das Trevas" onde somente os papas e os lideres religiosos tinha o poder de fazer-la e interpreta-la fazendo com que as pessoas obedecessem a coisas que nem sabiam porque tinham que obedecer. E agora parece que algumas coisas da igreja na "Idade das Trevas" foram incluídas na igreja evangélica ao ponto de que a maioria dos crentes não sabem porque são crentes ou então tem idéias formadas baseadas em um sistema religioso cujo o fundamento é humano.
O que estou propondo irmãos é que nós possamos reavaliar a nossa fé e ver se realmente estamos fazendo a obra de Cristo pelos métodos de Cristo ou se estamos presos a tradições que pelo uso vão perecer; certamente existem aqueles que não se dobram, mas nós não somos daqueles que não se dobram somos pessoas que se estamos errados, temos humildade suficiente para voltar atrás e pensar novamente.
Proponho que deixemos para trás aqueles "tempos com Deus" ou as "devocionais" que consistem em somente ler um capítulo da Bíblia e fazer longas orações, e começar a estudar realmente a Bíblia com inspiração e paixão, assim viveremos como cristãos que sabem realmente porque são cristãos. (Ian)

Nenhum comentário:

Postar um comentário